//
você está lendo...
Anos 70, Música, Rock n´Roll

Anos 70: A Década do Rock!

Pode parecer, a princípio, um pouco exagerado, mas tenho algo a declarar:

No decorrer desses 10 anos mágicos, surgiram as bandas e os cantores mais brilhantes de todos os tempos, que influenciaram e influenciam até hoje o universo da música, não só no que diz respeito a rock n´roll, mas em outros diversos estilos musicais e, para mim, até hoje foi uma década insuperável.

Meus amigos, não estou dizendo que não existam bandas boas atualmente, estou dizendo apenas que nenhuma das bandas atuais conseguem superar a qualidade, a genialidade e a criatividade das bandas da década de 70. Nesse momento pode ser que você esteja torcendo seu nariz ou franzindo a testa pra mim, calma!

Led Zeppelin

A famosa banda inglesa, Led Zeppelin, em 1979.

Se você é fã do Foo Figthers, Nickelback, Creed, The Cooks, The Darkness (eu particularmente, adoro), ou aqueles que curtem as bandas dos anos 80, as quais posso citar Guns n´Roses, R.E.M, Red Hot Chilli Peppers entre outros grandes nomes, deve entender que, apesar do som dessas bandas ser algo único, do excelente trabalho que fazem reconhecidamente, foram todas influenciadas pelas bandas dos anos 70 e algumas até, são um “remake” dessa época, é o caso do The Darkness.

Disse que foram ”influenciadas”, não disse que foram produtos das grandes indústrias da música, como é o caso de dezenas de “bandinhas” que surgem na atualidade. Mas sem rivalidade alguma, eu que já fui um fã de carteirinha do Guns n´Roses, posso dizer que é difícil aceitar uma banda de rock nova depois de ter como parâmetro o som de Led Zeppelin, Eric Clapton e outros nomes que não convém nem citar, pois esse texto seria pequeno demais pra isso.

The Edge, o guitarrista do U2

The Edge, o mito do U2!

Cá entre nós, as bandas dos anos 70 não tinham os recursos técnicos de hoje em dia, não possuíam o marketing forte e a disseminação em massa de informações e, mesmo assim, conseguiam movimentar milhões de pessoas em seus shows em estádios, os chamados “arena rock”. E quem disse que eles precisavam de recursos tecnológicos? Chega até ser ultrajante dizer uma coisa dessas! (risos)

Ponderando minha colocação anterior, cabe mencionar que, o fato de uma banda se valer de recursos tecnológicos não tira o seu talento e o seu brilhantismo, que o diga o famoso “The Edge”, que pra quem não conhece muito bem pelo nome, é o guitarrista da banda irlandesa U2. “The Edge” é conhecido também por usar muito um recurso chamado “Delay”, já obsoleto hoje em dia, mas que dá toda a característica ao som da banda.

O ponto onde quero chegar é o seguinte: Não ouço mais solos de guitarra ou de bateria tão bem produzidos e executados hoje em dia. Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, foi eleita em 2000, a 3ª melhor canção de rock e seu solo de guitarra, executado por ninguém menos que Jimmy Page, eleito pela Guitar World como o melhor solo de guitarra de todos os tempos. (fonte: Wikipédia)

Alguém aí já ouviu “Layla” do Eric Clapton? E “Sultans of Swing” do Dire Straits? Não ainda?

Se você curte rock de verdade, procure no YouTube essas músicas e entre em colapso com os solos de guitarra!

Dire Straits

Mark Knopler, a estrela do Dire Straits, seu solos de guitarra são inconfundíveis!

Agora respondam-me, qual banda da atualidade possui algum trabalho parecido com isso? Não me venha com essa de que são outros tempos, o que é isso, solos de guitarra, performances no palco, os rufos de bateria (John Bonham!!), essa é a essência do rock. É justamente isso que está a cada dia se perdendo nos sons de bandas altamente comerciais, que mais produzem seus sons para serem “pop” do que rock!, com medo de não terem mais publico ou de simplesmente, não conseguirem um contrato com uma gravadora.

Isso nunca faltou nas bandas de rock dos anos 70, muito pelo contrário, se o rock tomou forma a partir do Jazz e do Country Music lá anos 50 e nos anos 60 teve suas características expostas por bandas como Rolling Stones, The Beatles, que fizeram história (e fazem até hoje!) com seu rock clássico, nos anos 70, foi o momento de dizer ao mundo em alto e bom tom: Isso aqui é rock n´roll!!! Vejam, ouçam, imitem, transcrevam… CURTAM!

Como eu disse, os anos 70 foram realmente marcados pelo brilhantismo e genialidade das bandas de rock entretanto, não foi uma década especial apenas para os roqueiros,  outros diversos movimentos surgiram e ganharam força paralelamente ao rock.

Falarei desse assunto separadamente um dia, mas posso citar um movimento que escandalizou a juventude da época, que ditou moda e quebrou preconceitos, que fez todo mundo se “mexer”, estou falando da “Disco Music” ou “Discotheque” ou ainda, para os mais íntimos, simplesmente “Disco””!

Os mais novos nem imaginam o que é isso, mas pergunte ao seu pai ou sua mãe e verá um certo brilho nos olhos deles quando mencionarem essa fase de suas vidas.

Para encerrar, eu gostaria de dizer que esta foi uma análise de um roqueiro das antigas, que apesar da idade não muito avantajada, curte demais qualquer tipo de rock(Heavy, Hard, progressivo, Clássico), que teve sua adolescência embalada por esses sons e que até hoje (parece muito tempo …risos) curte com veemência esse estilo!

Eric Clapton, um gênio completo: Cantor, compositor e músico!

Como ninguém é conhecedor de tudo, gostaria de ouvir a opinião de vocês e, se puderem, citem suas bandas favoritas, das antigas para as mais atuais. Deixarei ao final desse texto alguns links interessantes!

Fico por aqui, um grande abraço a todos e em especial aos roqueiros de plantão!

Valeu galera!(isso foi muito rock n´roll)(risos)

—————————————————– Links ————————–

< Taurus – Spirit >

< Layla – Eric Clapton >

< Stairway to Heaven – Led Zeppelin>

< Sultans of Swing – Dire Straits >

About these ads

Sobre drlobato

Um profissional da área da informática, entusiasta da música sob qualquer forma, amante da vida e das coisas simples.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: